segunda-feira, 17 de março de 2014

JBBB

Quem tem filhos sabe que existem mil e uma teorias sobre todo e qualquer assunto relacionado com a educação de uma criança/bebé. Com a experiência de ser mãe, cheguei à conclusão que as teorias são para quem não tem filhos…

Por exemplo, a teoria diz que nunca se deve levar uma criança/bebé para a cama dos pais, porque esse é o espaço do casal e porque eles se habituam e depois é muito difícil que durmam na cama deles. A teoria tem toda a razão (creio que ninguém contesta), mas se o teu filho está a chorar a meio da noite, tu no outro dia tens de ir trabalhar de manhã cedo, estás cheia de sono e sem paciência para nada, e sabes que levando-o para a tua cama ele adormece de imediato, o que é que fazes?

Na minha modesta opinião, acho que devemos ter em consideração as teorias, mas devemos seguir o nosso instinto e fazer aquilo com que nos sentimos melhor e que achamos que é o melhor para o nosso filho.

Um pouco nesta linha de ideia gostei bastante do post “Too into it” do blog Maravilhas da Maternidade (dêem uma vista de olhos e vejam o vídeo da entrevista do Seinfeld que vale a pena).

Basicamente, o que o post “Too into it” diz é que, às vezes, preocupamo-nos demasiado com encontrar uma explicação para o comportamento dos nossos filhos e preocupamo-nos demasiado com fazer as coisas da maneira correcta/perfeita, quando na realidade nem sempre existe uma explicação e não devíamos stressar tanto, pois por vezes é JBBB, ou seja, Just Babies Being Babies (só os bebés a serem bebés).

1 comentário:

  1. Teorias! Não passam de teorias... Cada familia deverá adaptar de acordo com as suas rotinas e com as suas necessidades. Sempre lutei contra o facto de os filhos virem para a cama dos pais mas, passados 3 anos desisti e deixei a M. vir para a nossa cama. Actualmente é ela que já não quer ir, eles precisam de tempo para se sentirem seguros e mais ano menos ano (;)) eles começam a dormir bem.

    ResponderEliminar