terça-feira, 18 de março de 2014

The Monuments Men

Este fim-de-semana tive uma das raras oportunidades de ir ao cinema. Optámos por ir ver o “The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros”, do George Clooney, quer pela história, quer pelo elenco.
 
O filme é uma adaptação do romance de não-ficção "Os Homens dos Monumentos: Heróis Aliados, Ladrões Nazis e a Maior Caça ao Tesouro da História", escrito por Robert M. Edsel. Conta a história de um grupo de directores de museus, conservadores, arquitectos, arquivistas e professores de História da Arte, de várias nacionalidades, que, no final da Segunda Guerra Mundial, tiveram como missão localizar, resgatar e devolver aos legítimos donos as obras de arte que estavam na posse dos nazis.
 
Confesso que fiquei um pouco desiludida com o filme, pois a primeira parte é pouco objectiva e clara. No entanto, a segunda parte é mais emocionante e acaba por compensar, levando-me quase a recomendar o filme. J
 
Se quiserem saber mais sobre a verdadeira história dos The Monuments Men podem, por exemplo, ler o artigo do site Smithsonian Magazine.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário