sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mrs. Dalloway

O último livro que li durante o ano de 2014 foi Mrs. Dalloway, de Virginia Wolf, que é considerado um dos grandes romances do século XX (foi publicado pela primeira vez em 1925), principalmente pela modernidade na forma de escrita.

Como não poderia deixar de ser a personagem principal é Clarissa Dalloway, uma típica mulher da alta sociedade inglesa no pós Primeira Guerra Mundial, mas paralelamente acompanhamos Septimus Warren Smith, que sofre de problemas mentais que advêm da sua condição de veterano da Guerra. No entanto, estes não são os únicos narradores, ao longo livro vamos “saltitando” de personagem em personagem conhecendo-os através da mente/pensamento de cada um.

A acção do livro decorre num único dia, o dia em que Mrs. Dalloway dá uma festa, não obstante é-nos dado a conhecer o presente e o passado construindo o universo interior e exterior das personagens.

Na minha opinião este livro não é de leitura fácil, pois é introspectivo e de interpretação complexa (não é linear compreendermos a intenção, o sentido da história). Creio que a frase de Italo Calvino que vem no final da minha edição do livro aplica-se completamente a este livro: “Um clássico é um livro que nunca acaba de dizer o que tem para dizer”.

A leitura dos clássicos é um desafio que coloco a mim própria, pois raramente são livros fáceis. E apesar de nem sempre ser um prazer, um momento de descontracção lê-los, é extremamente enriquecedor. E definitivamente Mrs. Dalloway foi um destes casos.

Sem comentários:

Enviar um comentário